Se você ainda não sabe o que é um Aplique em Bordado Computadorizado, nós vamos explicar antes de começarmos a falar desses Materiais! Observe este Bordado feito pela artesã Suelen Xavier:
Aqui você pode observar que o corpo do leãozinho está com uma aplicação de tecido, e o contorno de acabamento é um bordado em ponto cheio. O tecido usado foi Tricoline Poá.
 
O Aplique é isso, é um bordado realizado com aplicação de tecidos ou outros materiais. O aplique pode ser com finalização em Ponto Cheio, Caseado ou Rústico.  Porém ambos seguem o mesmo princípio: é feita uma marcação delimitando o espaço onde deverá ser aplicado o tecido, depois uma marcação reforçada para prender o tecido e em seguida a última etapa, a finalização, sendo em ponto cheio, caseado ou rústico (Mas a matriz de bordado precisa ser programada para essa finalidade para poder desenvolver esse tipo de trabalho). 
 
Agora vamos mostrar oito tipos de materiais com diferentes texturas para serem utilizados em seus trabalhos com apliques ou em projetos diversos.  Vamos conhecer?!
 

1. Tricoline

 

O Tricoline 100% algodão é o tecido mais usado para Apliques em Bordados, ele é leve e resistente. É bem fácil de ser encontrado e tem muitas opções, podendo ser lisos ou estampados. Na primeira foto, temos o  Tricoline Poeirinha, cuja aplicação fica muito legal em corpinhos de animais por exemplo, não ficou uma fofura esse peixinho com o Tricoline Poeirinha feito pela Bella Fiore Bordados?!  Para outras aplicações variadas também fica muito bom usar Tricoline Poá (terceira foto). Estampas miúdas variadas, xadrez e listras também são muito usadas em Apliques de Bordados Computadorizados.

2. Velboa: 

É um tecido pelúcia de pelos baixos e toque macio, produz um efeito muito bonito na aplicação deixando o trabalho mas vivo. Pode ser encontrado em cores lisas e até estampadas.

Ele é feito com fibra sintéticas 100% poliéster.

No caso de uso do Velboa em aplique de animais por exemplo, o trabalho fica imitando o pelo do bichinho deixando mais realista. Viu como ficou fofa nossa raposinha?! 
 
 

3. Unifloc ou Melton

É um tecido com aspecto encaracolado podendo ser utilizado para efeitos em apliques de bichinhos como por exemplo: ovelhas e lhamas, etc. Também pode ser usado em ursinhos, como mostra a foto do ursinho no trabalho realizado pela artesã Gislaine Rohers‎. Em alguns lugares esse material é chamado Unifloc, em outros, Melton. Sua composição é de: 80% algodão + 20% poliéster. 
 

4.Carapinha ou Alpaca

É um tecido sintético imitação de pelo de ovelha/carneiro porém tem mais em relevo que o Unifloc. Esse material é firme e macio (Porém mais dificultoso para usar na Máquina de Bordado). Na foto a ovelhinha foi feita com Alpaca na parte do cabelinho e área externa das orelhas, esse trabalho foi executado pela artesã Edilene Rodrigues.
 

5. Plush

É um tecido leve, muito macio de aparência aveludada, é um material muito usado em peças para bebês e também uma ótima sugestão para uso em apliques. O Plush possui uma composição de 80% algodão e 20% poliéster. No corpo do Ursinho Anjo (MATRIZ GRÁTIS) usamos o Plush e para asas e nuvem foi usado o  Velboa.

6. Sintéticos

  

São materiais com características plásticas. Estes tipos de materiais são de fácil limpeza e são  feitos basicamente de policloreto de vinil, mais conhecido como PVC. A composição também pode conter poliéster, poliuretano e nylon. São materiais que estão sendo cada vez mais usados em muitos trabalhos. podem ser encontrados estampados ou lisos e até matelassado.  O chapéu foi bordado pela artesã Suelen Xavier, ela usou um sintético PVC Metalassado e fixou ele com o uso de Rebite na aba da peça. 
 

7. Lurex Dublado

 

É um material sintético, de efeito metalizado e brilhante, ele é dublado com espuma de espessura de 3mm e tnt. é um tipo de material muito legal para usar em apliques e destacar essa parte no trabalho. Nesta Ginasta usamos o material dourado na parte superior do colan e um PVC na parte rosa. 

Composição: 71% Poliéster, 29% Alumínio, 100% Polipropileno, 100% Poliuretano.

8. Piquet

 
O Piquet é um tecido firme, que imita casinha de abelha, também é uma sugestão para usar em apliques de Bordados, principalmente que remetem a temas finos. Na foto o lindo trabalho da artesã Vânia Guedes com aplique do Piquet no Chaveirinho Anjo.
 

Conclusão:

Existem muitos materiais interessantes  e diferentes para usar nos trabalhos, é só pesquisar, encontrar e abusar da criatividade! Aqui demonstramos apenas 8 opções! 
 
Indicação de onde Adquirir Materiais Diferentes como estes, acesse o site Poá & Composê
 
Muito em breve mais conteúdos em nosso Blog trazendo dicas e novidades para você! Continue acompanhando! Se gostou aproveite para compartilhar esse post! 
 
Você usa algum material que não citamos aqui? Deixe nos comentários! 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *