Acabou de entrar no mundo do Bordado Computadorizado e está perdido com tantas opções e tipos de bordados que observa? Gostaria de conhecer e aprender a distinguir cada estilo? Nesse artigo fizemos um breve resumo de 11 técnicas usadas em Matrizes de Bordado e convidamos alguns dos mais renomados programadores de Matrizes de Bordado do mercado para criar as Matrizes e disponibilizar gratuitamente os arquivos para você baixar, bordar e se divertir!

Bordado em Ponto Cheio

Este tipo de bordado é um dos mais usados, as matrizes são aquelas cujo desenho é todo preenchido, realizado com pontos retos e bem unidos, podendo ter tipos de pontos variados e efeitos diferenciados também. Experimente bordar essa linda raposinha em Ponto Cheio feita pela programadora Gracielly Barros:

Matriz de Bordado Raposa 

Gracielly Barros, estudou Designer de Moda e Estilismo em Franca SP e trabalha no desenvolvimento de matrizes de bordado há aproximadamente 10 anos.  

Conheça um pouco mais trabalho da Gracielly Barros no Facebook.

 

Bordado em Ripple

O Ripple é aquele bordado que tem o aspecto “falhado” os pontos são mais espaçados, podendo ser retos ou curvados. É um bordado mais leve e rápido, inclusive de efeito muito bonito! Nesse tipo de trabalho pode -se utilizar o plástico nacarado por baixo e criar um lindo efeito furta cor no bordado. Conheça essa técnica através desse lindo desenho feito pela programadora Angélyka Barbosa:

 Matriz de Bordado Panda

Angélyka Barbosa, estudante de Direito em Londrina Paraná, está no mundo do bordado computadorizado há 12 anos e também desenvolve matrizes particulares.

Conheça um pouco mais trabalho da Angélyka Barbosa no Facebook.

Bordado em Ponto Cruz

Sim, ponto cruz também existe no Bordado computadorizado, aquele mesmo efeito do Ponto Cruz manual (onde todos os pontos tem forma de “x”) é realizado automaticamente na máquina de bordar computadorizada. Crie seu bordado em Ponto Cruz através desse gráfico lindo criado pela programadora Natali Gabriela, a sugestão e sequência de cores já está na foto: 

Matriz de Bordado Flores Ponto Cruz 

Natali Gabriela está a mais de 10 anos no mundo do Bordado. Fazia bordado tradicional à mão livre antes de iniciar no Bordado Computadorizado, por isso quis manter essa característica se especializando em Matrizes Ponto Cruz. 

Conheça um pouco mais trabalho da Natali Gabriela no Facebook.

Bordado Crivo

O crivo, é um tipo de bordado que é feito com uma agulha especial, a chamada Agulha Asa. Essa agulha permite “abrir” e fazer perfurações propositais no trabalho, deixando-o com aspecto telado (Obs.: Verifique se sua máquina possui a abertura suficiente para a agulha). A Requinte Matrizes disponibilizou uma moldura com crivo, a mesma também pode ser bordada sem o uso da agulha asa, ficando de efeito bonito também, no caso “falso crivo”. Se aventure com a técnica:

Matriz de Bordado Moldura Crivo 

Requinte Matrizes está no mercado de Bordado Computadorizado há 6 anos e busca oferecer sempre matrizes diferenciadas de qualidade com muita sofisticação e Requinte. 

Conheça um pouco mais trabalho da Requinte Matrizes no site.

Bordado Redwork/Colorwork 

É um tipo de bordado simples, de ponto corrido.  Antigamente o redwork era realizado com linha vermelha no bordado à mão (por isso “red”). No Bordado computadorizado usamos o termo Colorwork para referir a esse mesmo estilo, porém com a liberdade de usar diferentes cores. Realize o Colorwork com a matriz de uma das princesas da brincadeira realizada pela Mãozinha Digital: 

 

Estela de Oliveira, é empreendedora da Mãozinha Digital e designer há 26 anos, também formada em Eventos pela FATEC.  Há 5 anos se dedica a dar uma Mãozinha Digital às artesãs do bordado eletrônico.

Aproveite e baixe as outras princesas! Visite o site.

Bordado Pontos Decorativos – Efeito Tridimensional 

Esse bordado pode ser bastante variado nos tipos de pontos, sendo eles mais espaçados ou não de acordo com cada programação/e ou desenho da matriz. Nesse tipo de trabalho também pode -se inclusive utilizar o plástico nacarado por baixo e criar um lindo efeito furta cor ao desenho. O Ponto do Bordado nos disponibilizou uma matriz com pontos decorativos cujo efeito remete ao 3D, baixe já e faça seu bordado:

 

Luiz Junior estudante de engenharia, trabalha há mais de 10 anos com máquinas industriais de bordado e na criação de matrizes de bordado. E há mais de 5 Anos fundou o PontoDoBordado, site que revolucionou a forma de comprar bordados na internet.

Visite o site e conheça um pouco mais do PontoDoBordado!

Bordado com detalhe Fringe 

Fringe é uma palavra em inglês que significa Franja. Geralmente o fringe está em algum detalhe de uma determinada matriz de bordado. Esse detalhe deixa as linhas soltas como uma franja. O pessoal da Matrix nos disponibilizou essa linda bailarina com saia em detalhe Fringe. Para criar o efeito você bordará normalmente e seguirá o passo a passo em PDF que vai junto com a matriz. Que tal experimentar? 

Matriz de Bordado Bailarina 

A Matrix é uma equipe de profissionais que estão há mais de 20 anos no mercado do bordado. Um portal de conhecimentos e dicas para bordado, também oferecem serviços de programação e criação de bordados exclusivos de acordo com cada segmento. 

Conheça um pouco mais do trabalho da Matrix acessando o site.

Bordado Aplique

É um Bordado realizado com aplicação de tecidos ou outros materiais. O aplique pode ser com finalização em Ponto Cheio, Caseado ou Rústico.  Porém ambos seguem o mesmo princípio: é feita uma marcação delimitando o espaço onde deverá ser aplicado o tecido, depois uma marcação reforçada para prender o mesmo e em seguida a última etapa, a finalização, sendo em ponto cheio, caseado ou rústico. Faça seu Aplique com as dicas Bordados Interativos assistindo o Vídeo.

Matriz de Bordado Aplique Urso

 

Os projetos e matrizes da Bordados Interativos são desenvolvidos com técnicas que permitem a interação com o usuário. Buscam entregar um produto inovador e de qualidade. Para cada projeto eles também possuem Passo a Passo em vídeo ou em fotos e explicações. 

O conceito da Bordados Interativos você pode conhecer acessando o site!

Bordado Richelieu 

O bordado nesse tipo de trabalho é bem sofisticado.  Pode até parecer com uma renda, com detalhes ricos e desenhos que são delimitados e vazados em determinadas partes. Essa técnica exige bastante paciência para uma execução perfeita. Você precisará de uma entretela especial: hidrossolúvel ou termosolúvel, junto com a matriz vai o gabarito de corte. Que tal fazer?! Assista esse Vídeo da Érika Ximenes e aprenda um pouco mais sobre a técnica! 

Érika Ximenes está no mundo do bordado desde 1996, começou com personalizações em máquinas domésticas que tinham sido recém lançadas aqui no Brasil. Atualmente dá aulas presenciais e on line e se especializou em matrizes de bordado dessa técnica milenar que é o Richelieu. 

Conheça um pouco mais trabalho da Érika Ximenes no Facebook.

Trapunto 

Inspirada na técnica italiana de quilting, o Trapunto é uma técnica onde alguns motivos ficam em relevo e em volta é realizado um quilting. É um trabalho de efeito muito bonito! É necessário o uso de manta R1 ou R2 para o efeito “estufado”. Confira como fazer o Trapunto na Bordadeira através do passo a passo em PDF com fotos e explicações que está na pasta com as matrizes que nós do Bazar do Bordado estamos disponibilizando! Você também pode acompanhar o processo assistindo ao Vídeo.

Matriz e técnica desenvolvida por nós do Bazar do Bordado, especialmente para complementar esse artigo! 

 Matriz de Bordado 3D

O bordado 3D é aquele que possui detalhes que se sobressaem, partes “móveis”. Geralmente é feito em duas etapas, onde borda-se primeiro a parte que ficará “móvel” e em seguida aplica-a junto a parte fixa. Baixe aqui o PDF do passo a passo em fotos e explicações e se divirta fazendo esse lindo trabalho com uma matriz exclusiva do Bazar do Bordado:

Matrizes de Bordado

O Bazar do Bordado foi o primeiro site brasileiro a desenvolver e comercializar matrizes com técnicas exclusivas e diferenciadas para o trabalho com bordado computadorizado, sendo destaque com as matrizes 3D!

E você acha que acabou? Não! Nem começamos a falar dos projetos! Com programadores cada vez mais criativos, surgem a cada dia várias opções dentro do Bordado computadorizado. Opções estas que são completamente envolventes e apaixonantes, te deixando com vontade de conhecer e explorar cada uma delas! Mas vamos deixar essa parte de Projetos para um outro POST! Espero que tenham gostado! Até a próxima!

Por Bazar do Bordado.

133 thoughts on “11 Matrizes de Bordado 100% Grátis com Técnicas Diferenciadas que você precisa conhecer e Bordar!

  1. sirlei mariza hintz says:

    um presente maravilhoso…alem das matrizes as informações, que também são de suma importância para quem esta iniciando no mundo do bordado.. obrigada a todos os envolvidos!

  2. MARILEIDE says:

    AMEI CONTEÚDO MUITO BOM AGRADECIDA E FELIZ POIS SOU NOVATA NESSE MUNDO ENCANTADOR E FASCINASTE QUE É O BORDADO COMPUTADORIZADO E ENCONTRAR UM MATERIAL RICO PARA APRENDER MUITO BOM MESMO!

  3. Vera Minarelli says:

    Muito legal, é bom conhecer os vários tipos de bordados.
    Agradeço pelas novas matrízes e assim que eu for bordando vou postando.
    Grata.

  4. Glória Paiva says:

    Ótima matéria! Parabéns aos participantes que contribuem com estas dicas , experiências e incentivos aos iniciantes desta arte maravilhosa!

  5. Graziella Nascimento says:

    Parabéns Suzane pela matéria e obrigada a todos os parceiros pelas matrizes disponibilizadas. Não tem como não se apaixonar pelo bordado computadorizado quando encontramos profissionais sérios, de talento e que nos contagiam com sua arte. Muito obrigada.

  6. Ana Lúcia Pereira says:

    Excelente!!! Não só para quem está começando neste mundo maravilhoso do bordado computadorizado….mais também para quem está nele já algum
    tempo…Esclarecedor…..prático trazendo os exemplos para conhecimento… Parabéns ao Bazar do bordado pela iniciativa….isto faz a diferença…E que venha mais novidades…. Obrigada…

  7. Priscila Machado says:

    Amei, amei, amei. Deus abençoe cada um de vcs . Firam valiosas informações principalmente pra quem está começando como eu. Obrigada de coração a todos!!!!!!

  8. Andrea says:

    Que post interessante,bem explicativo!Simplesmente amei ! Eu estou começando neste mundo do bordado,e pra mim foi super importante essas dicas ! Parabéns

  9. Regina says:

    Obrigada por compartilhar, apesar de eu ter a bordadeira pouco bordo, mas gosto de ter novas matrizes para quando eu precisar

  10. Aline says:

    São maravilhosas as matrizes, e sempre é muito gostoso aprender novas técnicas, muito obrigada à todos pelo aprendizado, agora como fazer para baixar essas matrizes que eu amei

  11. Renita says:

    Amei as explicações e fotos junto.pois as vezes identificar o tipo do bordado se torna mistério pra algumas pessoas que estão iniciando no bordado, sem contar que o presente das matrizes é show

  12. Alessandra says:

    Parabéns. Maravilhoso conhecer técnicas diferentes. Parabéns a cada pessoa envolvida nesse projeto. Deus abençoe cada um.

  13. Fernanda Arita says:

    Parabéns pelo artigo. Como sempre o Bazar do Bordado inovando. Parabéns aos programadores que disponibilizaram as matrizes. Gratidão define aprender mais um pouco. Amo as matrizes do Bazar do Bordado. Deus abençoe sempre.

  14. Maria Elvira Cruz Netto Romaguera says:

    DEMAIS….
    Adoro seus projetos.
    Ando bem devagar pq não estive bem de saúde. Com a graça de DEUS,voltarei usando essas inspirações.
    BRIGADÚ.
    Que DEUS continue te abençoando

  15. Eldaartes says:

    Oi boa noite estou entrando no ramo de bordado agora a uma semana .. trabalho com artesanato e enchoval para bebê .. e gastava muito para bordar fora .. e preciso de ajuda para começar

  16. Elaine Larisse says:

    Que post maravilhoso, não conhecia algumas técnicas e super me ajudou a tirar algumas dúvidas, e ótimo tbm todos esses profissionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *